fbpx

Degustação virtual de vinhos. Como funciona?

A pandemia acelerou o desenvolvimento da tecnologia e se pudermos dizer que esta adversidade trouxe benefícios, podemos afirmar que estes foram as inovações. Entre elas, as degustações virtuais de vinho. Também pudera, o vinho foi eleito a bebida oficial da quarentena no Brasil. Afinal, o consumo registrou uma alta histórica. Só no primeiro semestre deste ano, cresceu 27,8%, em relação ao mesmo período do ano passado. Em média, cada brasileiro bebeu 2,81 litros, entre abril e junho, intervalo considerado o mais severo do isolamento, o que, na prática, representa aumento de 72% em relação ao primeiro trimestre de 2020, um recorde nacional.

Consumo de vinho no Brasil bateu recorde histórico em 2020

Números à parte, as degustações são mais simples de participar do que se pode imaginar. E não precisa ser nenhum expert em tecnologia nem tampouco em vinhos para fazer parte desta experiência, que é completa, englobando sabor, entretenimento e conhecimento. E apesar do nome, o virtual é bastante real, pois há o envio físico dos vinhos que serão degustados durante uma live, na companhia online de especialistas que podem estar em qualquer lugar do mundo, o que torna a vivência muito mais interessante do que a simples compra em um e-commerce de bebidas.

Isto porque os principais nomes do vinho interagem a respeito de cada rótulo. Tudo isso, ao vivo, direto da tela do computador ou do smartphone. Eles conduzem a degustação, passo a passo, com todos os detalhes sobre as bebidas, desde dados sobre a fabricação, história, análise sensorial, taças ideais para cada estilo, temperatura de serviço e demais informações, que fazem do evento um show a parte. 

Uma das empresas especializadas no assunto é a Talk Wine, a primeira startup brasileira 100% dedicada a este tipo de evento online. Já foram quatro experiências. A  vantagem das degustações da Talk Wine é que todas elas são temáticas, tornando cada vivência, algo singular. Entre os temas abordados, vinhos de países como Portugal, Chile e Itália e a combinação perfeita entre Vinho e Cinema.

COMO PARTICIPAR DE UMA DEGUSTAÇÃO VIRTUAL DE VINHOS?

A dica é aproveitar com amigos, já que cada kit serve quatro pessoas

O interessado visita o site www.talkwine.com.br e adquire o produto, chamado de “passaporte”, uma espécie de ingresso para a experiência, que consiste no envio de um kit com dois vinhos e material informativo sobre os rótulos, um cardápio de receitas para harmonização e dicas para aproveitar a vivência de casa, o que pode ocorrer na companhia de amigos e familiares, já que um um kit atende bem até 4 pessoas. 

Portanto, a dica é: um kit pode e deve ser aproveitado por mais de uma pessoa. Faça uma  uma reunião de amigos, por exemplo, e aproveite outras dicas que estão no nosso blog, como a arrumação da mesa para a degustação. Chame o grupo para cozinhar a receita que é enviada e deixe a experiência ainda mais especial.

Vale lembrar que a live tem data e horário pré-determinados, mas pode ser vista quando quiser, pois fica gravada e o acesso à quem comprou o kit é liberado a qualquer momento. Então, no caso de nem todos estarem disponíveis no dia da transmissão ao vivo da degustação, é possível reagendar o programa com os amigos e assistir quando for melhor para todo grupo.

COMO É A LIVE?

Lives da Talk Wine se destacam por cenário especial e superprodução

Além dos vinhos serem cuidadosamente selecionados — no caso da Talk Wine são resultado da curadoria de Marcelo Copello, um dos principais nomes do mercado —, é importante salientar a qualidade das lives da Talk Wine. Nada da monotonia de um “call”, usando um aplicativo comum como o Zoom, ou qualquer outro de reuniões online. Esqueça essa imagem monótona de ter de ficar olhando uma única pessoa falando por horas na frente do computador. Esta webinar é completamente diferente. É uma atração exclusiva para os clientes, transmitida ao vivo, direto de um estúdio de TV, com cenário e diversas câmeras, filmando em ângulos diferentes, trazendo dinamismo. 

Aliás, a dinâmica é a chave para o sucesso do evento, pois uma apresentadora conduz o show e vai passando a palavra para cada especialista. Além disso, a interatividade é outro ingrediente principal. É possível fazer comentários e perguntas que são respondidas em tempo real durante a realização da live.

Mais sobre a Talk Wine

A Talk Wine tem como proposta de valor ir além da tão sonhada democratização do vinho e levar o melhor deste universo em um clique. A ideia surgiu há mais de 20 anos, a partir de uma experiência vivida no Chile pelo fundador da startup, José Roberto Mattos. Diante de um cenário de pandemia, que impôs diversas restrições, Mattos e o sócio, André Barros, enxergaram uma oportunidade de colocar a ideia em prática.

A curadoria da Talk Wine fica por conta de Marcelo Copello, um dos principais formadores de opinião da indústria do vinho no País. Outros nomes de destaque também já assinaram como palestrantes da startup, como Suzana Barelli e Gabi Frizon.

Participe de uma degustação virtual

Agora que você já sabe tudo sobre degustação virtual de vinhos, chegou a hora de participar de uma. Acompanhe as degustações com inscrições abertas site da Talk Wine e escolha o seu tema favorito. Receba os vinhos em casa,  aguarde data da live e aproveite!